AUTOMAÇÃO VISÃO GERAL: COMERCIAL, INDUSTRIAL, SERVIÇOS

Posted: quarta-feira, 5 de maio de 2010 by Thiago Reis in
0

A automação no geral, tem por foco o processo, os ativos de produção e os especialistas envolvidos nas atividades de operação e gerenciamento do negócio. A engenharia de automação é o estudo das técnicas que visam otimizar um processo de negócio, aumentando sua produtividade, promovendo a valorização da força de trabalho humano, e assegurando uma operação ambientalmente segura.

Cada sistema de automação pode compor com 5 elementos demonstrados pela tabela e
figura a seguir:

ACIONAMENTO - Provê ao sistema energia para atingir determinado objetivo. Ex:
Motores, Pistões hidráulicos, etc.

SENSORIAMENTO - Mede o desempenho do sistema de automação ou uma propriedade particular de alguns de seus componentes.

CONTROLE - Utiliza as informações dos sensores para regular, controlar os dispositivos. Ex: para acionar motores, válvulas, etc.

COMPARADOR - Elemento que permite comparar valores medidos com valores réestabelecidos e que servem para a tomada de decisão de quando e como atuar. Ex: termostato e os sistemas de software.

PROGRAMAS - Contêm as informações de processo e permitem controlar as interações entre os diversos componentes.

Os impactos para a sociedade:

BENÉFICOS - Redução de custos, aumento da produtividade, reduz a exposição de trabalho monótonas e repetitivas e até mesmo perigosos e mais tempo livre.

PROBLEMAS - Aumento de desemprego, principalmente para pessoas de baixa qualificação; experiência de um empregador tem vida curta; fim de alguns tipos de empregos, como telefonista; sociais e psicológicos em decorrência da submissão ao ritmo da automação.

0 comentários: