INTERNET: WEB 2.0 X INTERNET 2.0

Posted: quarta-feira, 28 de abril de 2010 by Thiago Reis in
0

O termo, que tem entre seus criadores um outro Tim (O’ Reilly), surgiu em outubro de 2004, após a realização da conferência Web 2.0, em São Francisco, EUA. Durante um brainstorm, nasceu a idéia de inaugurar uma fase da Web que permitisse mais liberdade ao usuário, que deixa de ser passivo e passa a ter, também, a responsabilidade de produzir, mixar e classificar o conteúdo. A idéia vingou e, agora, começam a nascer os primeiros sites colaborativos em Web 2.0.

Existe um sentimento no ar, a intuição, de que uma nova fase começa. Projetos e mais projetos, como Wikipedia, Orkut, a construção coletiva do Linux, a consolidação da Amazon. Para a qual, a sociedade (incluindo empresas) não compreendeu ainda a grande oportunidade. Fala-se, então, que a web é um novo meio, fortemente voltado para a interação e que para nos aproveitarmos dele precisamos mudar paradigmas, se quisermos tirar proveito do que oferece. Não é à toa que de todos os lados do planeta os “atores” sentem a necessidade de criar um marco, corte, barreira, decretar o fim de algo e início de outro. A expectativa, então, é de que consiga-se superar a primeira etapa no uso das redes, na qual se inclui também as intranets e extranets. Neste primeiro momento, tenta-se desesperadamente, ao longo dos últimos dez anos, encaixar a web no modelo clássico e conhecido de comunicação. Basicamente, o emissor divulgando informações e tantos outros recebendo, como nos jornais, rádios e televisões. Este modelo clássico verticalizado, aos poucos, foi dando lugar a um novo ambiente, no qual usuários, desenvolvedores, pesquisadores, empresários perceberam intuitivamente algo de novo no horizonte do monitor. Enfim, o modelo clássico da comunicação vertical podia ser alterado!Começaram, assim, experiências em forma de sites, sistemas e negócios, que buscavam potencializar o que de novo existia. É impressionante a evolução permanente de projetos, que foram aos poucos permitindo cada vez mais a participação e a colaboração dos usuários no processo de geração de informação, não mais verticalizada. Este fenômeno horizontal de troca de informação de usuários com usuários permitiu a criação e difusão quase instantânea e globalizada de novos produtos e a criação de projetos e empresas, nunca antes possível no modelo clássico.

Entretanto, até hoje não se tem definido o que é a web 2.0. No fim do artigo sobre Web 2.0 da Wikipédia, até o momento não existe consenso sobre o que exatamente é a Web 2.0. Na história, só é possível analisar um fato histórico depois de algum tempo de acontecido e como a Web 2.0 está em construção, ele ainda não tem sua forma final. Está se moldando a Web 2.0.

Seu conceito é:

“Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.”

A diferença da Internet 2.0 para a Web 2.0 é que enquanto a primeira tem como utilidade a realização de experimentos, principalmente científicos e acadêmicos (com altos índices de tráfego e com novas tecnologias), a segunda se dedica a potenciar os recursos já existentes da atual rede mundial.

0 comentários: