PRINCIPAIS EIXOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Posted: segunda-feira, 26 de abril de 2010 by Thiago Reis in
0


HARDWARE

O Hardware é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Em contraposição ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados que é processado pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interação dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano.

O termo hardware, não se refere apenas aos computadores pessoais, mas também aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de processamento computacional, como o dispositivos encontrados em equipamentos hospitalares, automóveis, aparelhos celulares, dentre outros.

Na ciência da computação a disciplina que trata das soluções de projeto de hardware é conhecida como arquitetura de computadores.

SOFTWARE

Software, logiciário ou suporte lógico é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento.

Software também é o nome dado ao comportamento exibido por essa seqüência de instruções quando executada em um computador ou máquina semelhante.

Software também é um produto e é desenvolvido pela Engenharia de software, e inclui não só o programa de computador propriamente dito, mas também manuais e especificações.

PEOPLEWARE

Peopleware são pessoas que trabalham diretamente, ou indiretamente, com a área de processamento de dados, ou mesmo com Sistema de Informação.

O peopleware é a parte humana que se utiliza das diversas funcionalidades dos sistemas computacionais, seja este usuário um Analista de sistema ou, até mesmo, um simples cliente que faz uma consulta em um caixa eletrônico da Rede Bancária, como também uma atendente de um Supermercado.

NETWARE (REDE)

NetWare é um sistema operacional para servidores de arquivos, desenvolvido pela Novell. Foi o primeiro sistema operacional a possibilitar o compartilhamento de arquivos e impressoras de maneira confiável e fácil de gerenciar nos PCs.

Conceitos Básicos de Redes

O que é Rede? – é um grupo de computadores que podem se comunicar entre si, compartilhar recursos (como discos e impressoras) e acessar hosts remotos ou outras redes. Cada estação de trabalho (cada computador que deseja se interligar) terá que ter uma placa de rede. Essas placas conectam os servidores às estações de trabalho através do meio de comunicação, ou seja, os cabos.

Servidor – É um computador que fornece recursos e serviços de rede a estações de trabalho e a outros clientes. Um servidor NetWare é aquele que executa como sistema o programa NetWare.

Estações de Trabalho – um cliente é qualquer dispositivo, como um PC, uma impressora ou um cabo, ou um outro servidor, que solicita serviços a um servidor. E o cliente mais comum é a estação de trabalho. Esta estação significa que o computador também poderá trabalhar independente da rede

O que é NetWare? – É um sistema operacional de redes de computadores fabricado pela Novell. É um conjunto de aplicativos e componentes de softwares projetados para conectar, gerenciar e manter uma rede e seus serviços.

Servidor de arquivos – é onde roda o S.O.R. (Software).

Infra-Estrutura de comunicação – Cabos, placa de redes, etc.

Software Cliente – redirecionador, para que consiga acessar o servidor.

Regras de Segurança da Novell

Padrão de segurança C2. Identificação. Senha. Restrições de Acesso. Acesso a arquivos/ pastas / volumes. Acesso a estação: Bloqueio Logicamente(Horários) Bloqueio Fisicamente (1 Maq ) Sofre um processo de contabilização ( se apagar algo ele marca em um determinado arquivo ) Bloqueio de ataque contra intrusos.

Segurança –A segurança do NetWare não é um sistema único; ela é dividida entre os diversos serviços da rede. O papel de cada sistema de segurança é controlar o acesso a recursos da rede. O componente básico para a segurança da rede é a conta de usuário, que identifica quem você é e se você tem permissão para fazer algo na rede.

Sistemas de arquivos – o sistema de arquivo do NetWare permite aos clientes compartilhar os drives de discos conectados ao servidor. O sistema de arquivos do NetWare pode ser utilizado para armazenar, compartilhar e utilizar arquivos de aplicativos e dados.

Impressão de Rede – esse sistema permite que todas as estações de trabalho imprimam nas mesmas impressoras. Estas impressoras podem estar anexadas a servidores ou estação de trabalho NetWare, ou ainda no cabo de rede.

SMS – controlador de backups e a recuperação de dados do servidor e das estações de trabalho. Um backup é uma cópia duplicada de dados do sistema de arquivos, copiada para um dispositivo de armazenamento ( uma fita ). O backup pode ser recuperado e armazenado caso a copia original seja corrompida ou distruída.

Pirataria – A pirataria de softwares ocorre quando o software é instalado ou distribuído em mais locais do que os permitidos pela licença. Uma vítima de pirataria é alguém que pagou pelo software , mas recebeu inadvertidamente uma cópia ilegal. A Novell deseja ajudar as vítimas, e não aumentar seus problemas. Ex: - Vários usuários usando o mesmo nº de série de um determinado software; - Falta de documentação original escrita; - Distribuidores não autorizados que se dizem ser, e utilizam a marca; - E outros.

Administrador de Redes – Pessoa com algum conhecimento de redes, que fica "cuidando", ou seja, que tem a responsabilidades de ser o coordenador, ou até mesmo pessoas confiáveis pelo dono de uma empresa. A responsabilidade de um administrador de redes podem incluir:

Configurar o hardware e software do servidor, da estação de trabalho e dos serviços de redes. Conhecer o Software Novell Estabelecer uma área de armazenamento pessoal e compartilhada na rede para arquivos de dados e de aplicativos.

Configurar estações de trabalhos para conexão automática com a rede. Organizar e configurar os recursos de uma rede. Estabelecer e manter um sistema de segurança de rede. Estabelecer e manter a impressão de rede. Ajustar o servidor para otimizar o seu desempenho. Garantir a integridade e a proteção dos dados. Estabelecer um procedimento de autoria dos sistema. Fornecer um processo sistemático de backup e de recuperação de dados. Mais sobre Netware Netware Directory System Segurança Config.Sist. Segurança Segurança Passo a Passo Limite de espaço em disco Netware 5.0 Bibliografia.

Segurança da Rede Netware

O NetWare fornece diversas melhorias da segurança para ajudá-lo a proteger sua rede e seus valiosos recursos. Embora estejam disponíveis para o administrador de rede, esta melhorias só são benéficas quando aplicadas e caso o acesso físicos e dispositivos – como servidores – seja controlado. Em ultima instância, a segurança da rede é responsabilidade do administrador da rede.

Não há um sistema único que controle toda a segurança da rede. A segurança da rede é uma mistura de diversos sistemas que funcionam em conjunto ou de maneiras independentes, para proteger e regular partes específicas da rede.

Depois que o usuário tem o acesso inicial à rede, cada recurso da rede costuma ter um sistema independente e único para controlar seu próprio acesso. Por exemplo : o acesso ao sistema de arquivos é controlado por um sistema, enquanto o acesso à impressão é controlado por outro.

Existem ainda vários sistemas de seguranças :

Segurança de Login.
Segurança de sistemas de arquivos
Segurança de servidores
Segurança de impressão de rede
Segurança do NDS
Segurança de LOGIN

Tem a função de controlar quem pode entrar na rede. Além disso pode incluir restrições de como, quando e onde o login pode ocorrer. Essa segurança pode ser dividida em três categorias :

Restrição de conta do usuário. Limites de detecção de intrusos. Autenticação Obs: O local onde se detecta um intruso é no container, e nos próprios usuários.





0 comentários: