PIRÂMIDE DO CONHECIMENTO OU PIRÂMIDE INFORMACIONAL
Posted: quinta-feira, 1 de abril de 2010 by Thiago Reis in
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Olá!
Este tópico terá como objetivo permitir a exploração desta famosa pirâmide, entendendo e diferenciando os dados, informação, conhecimento e sabedoria.
Impossível falar de Gestão da Informação (G.I.) e Tecnologia da Informação sem citar a pirâmide informacional.
Na figura abaixo observa-se que existem quatro divisões significativas, que são: Dados, Informação, Conhecimento e Sabedoria.
O processo de aquisição de conhecimento e de sabedoria obedece ao esquema da pirâmide da informação, em que do dado isolado ou do grupo de dados passamos para a constituição de algo maior do que a sua própria dimensão. Por isso diz-se que:
- Um conjunto de dados não é informação;
- Um conjunto de informação não é conhecimento;
- Um conjunto de conhecimento não é sabedoria;
- Um conjunto de sabedoria não é verdade.
- Um conjunto de informação não é conhecimento;
- Um conjunto de conhecimento não é sabedoria;
- Um conjunto de sabedoria não é verdade.
Informação, conhecimento e sabedoria são mais do que simples conjuntos. Aliás, o conjunto representa mais do que a soma das suas partes e tem uma sinergia própria.
O trajeto de subida da pirâmide inicia-se com os dados. Estes são apenas um ponto insignificante no espaço e no tempo. O seu conceito chave é "fora de contexto" e, por isso, não têm uma relação significativa com qualquer outra coisa. Quando temos um conjunto de dados, a nossa primeira ação é, geralmente, no sentido de tentar encontrar uma forma de lhe atribuir significado. O problema é que quando não há contexto o significado é pouco ou nenhum. Nessas ocasiões, criou se o contexto que, geralmente, não passa de uma suposição, ainda que crie significado. Os dados podem representar informação, mas isso depende apenas da compreensão de quem os interpreta. A extensão da compreensão dos dados recolhidos depende das associações que aquele que os recolheu consegue discernir. Por sua vez, essas associações estão dependentes de todas as outras associações que o indivíduo já foi capaz de efetuar no passado. Assim, pode dizer-se que a informação é simplesmente uma compreensão das relações entre as partes dos dados, ou entre as partes dos dados e outras informações. Embora a informação envolva a compreensão das relações entre os dados, ela geralmente não explica por que motivo os dados são o que são, nem dá uma indicação de como os dados podem mudar ao longo do tempo. A informação tem uma tendência para ser relativamente estática no tempo e linear na natureza. Ela é uma relação entre os dados e, muito simplesmente, é o que é com grande dependência do contexto do seu significado e com pouca implicação para o futuro. Para além da relação existe o padrão, que é mais do que uma simples relação de relações. O padrão incorpora uma coerência e uma compleição das relações que, de algum modo, criam o seu próprio contexto. O padrão serve também como um protótipo repetível e previsível. Quando existe um relação padrão entre os dados e as informações, o padrão tem potencial para representar o conhecimento. Contudo, só se torna conhecimento quando o indivíduo é capaz de perceber e de compreender os padrões e as suas implicações. Os padrões que representam o conhecimento têm uma tendência a ser mais auto-contextualizados. Isto é, o padrão tende, em grande medida, para criar seu próprio contexto, em vez de ser dependente dele, tal como a sua informação. Um padrão que traga conhecimento também proporciona um alto nível de fiabilidade e de previsibilidade sobre a forma como irá evoluir ao longo do tempo. A sabedoria surge quando se compreende os princípios fundamentais responsáveis pelos padrões de representação do conhecimento. Por outro lado, a sabedoria, até mais do que conhecimento, tende a criar seu próprio contexto.Em resumo, pode-se fazer as seguintes associações:
- A informação refere-se à descrição, definição, ou perspectiva (o quê, quem, quando, onde);
- Conhecimento compreende a estratégia, prática, método ou abordagem (como);
- Sabedoria incorpora princípio, a percepção ou moral (porquê).
Espero que tenham compreendido.
Por hoje é só.
Até a próxima.